Política de Privacidade Colabore e Totem
Este aplicativo foi desenvolvido pela Fortes Tecnologia para uso comercial. Tem como objetivo melhorar a comunicação entre a empresa e seu colaborador, deixando-os mais próximos. O app é adequado à portaria 671 do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, que permite a batida de ponto online. É integrado com os sistemas de Gestão de Pessoas da Fortes Tecnologia, o Fortes Ponto, Fortes Pessoal e o Fortes RH.
Principais funcionalidades do aplicativo
- Alterar o endereço inserindo o comprovante (ao fazer a alteração, a informação irá para o Fortes Pessoal para que seja feita a aprovação);
- Visualizar e atualizar informações cadastrais;
- Visualizar e salvar recibos de pagamento (folha, férias e décimo terceiro), declaração de rendimentos, extrato de banco de horas e saldo;
- Registrar ponto (permitido para empresas homologadas pela portaria 671 do MTE);
- Visualizar as batidas realizadas no app e/ou REP e suas tratativas;
- Emitir o relatório de ponto;
- Receber mensagens do DP e do RH (as mesmas podem ser enviadas através do Ponto, Pessoal e RH);
- Possibilidade do colaborador solicitar o abono de faltas, atrasos e saídas antecipadas. Permitindo anexar a imagens da declaração e/ou atestado;
- Possibilidade do Colaborador responder por meio do app pesquisas enviadas através do sistema RH;
- Receber mensagens personalizadas (texto, vídeo e imagem) do DP ou RH, as mesmas podem ser enviadas pelos sistemas Ponto, Pessoal e RH;
Nossas informações para contato (administrativo)
Nome: Fortes Tecnologia
Endereço: R. Antônio Fortes, 330 – Eng. Luciano Cavalcante, Fortaleza – CE
Telefone: (85) 4005-1111
Email: fortescolabore@fortestecnologia.com.br
Que tipo de informações pessoais são tratadas
Por meio do “Colabore – APP do Colaborador”, são coletadas e tratadas as seguintes informações, ligadas à pessoa do titular (colaborador):
- Nome do colaborador, data de nascimento, CPF e RG;
- CTPS;
- Email;
- PIS;
- Nome Social;
- Nome da mãe e Nome do pai;
- Endereço completo (logradouro, número do domicílio, complemento, bairro, Município, CEP, Unidade da Federação);
- Número do título de eleitor;
- Data de Admissão;
- Cargo na empresa;
- Matrícula (código de identificação do empregado nos sistemas de Folha e Ponto);
- Data de Rescisão;
Outras informações podem estar sendo tratadas por meio do APP Colabore, mas que não se enquadram necessariamente como dados pessoais, nos termos da legislação, tais como:
- Valor da Contribuição de Previdência Complementar;
- Valor da Contribuição de Previdência Oficial;
- Valor do Décimo Terceiro Salário;
- Valor da dedução de contribuição previdenciária oficial;
- Valor da dedução de pensão alimentícia;
- Valor das diárias de ajuda de custo;
- Valor excluídos por despesas de ação judicial;
- Valor de indenização na rescisão de contrato;
- Valor de imposto de renda retido;
- Valor de imposto de renda retido no décimo terceiro;
- Valor de imposto de renda retido na fonte;
- Valor de lucros por dividendos;
- Valor de outros rendimentos isentos;
- Valor de outros rendimentos de tributação exclusiva;
- Valor de parcelas isentas;
- Valor de pensão alimentícia;
- Valor de pensão proventos de reforma;
- Valor de rendimentos isentos;
- Valor total dos rendimentos;
- Valor total dos rendimentos tributáveis;
- Valor de titular ou sócio de micro pequena empresa;
- Informações complementares;
O aplicativo usa serviços de terceiros que podem coletar informações usadas para identificá-lo.
Links para a política de privacidade de provedores de serviços terceirizados usados pelo aplicativo:
Como suas informações pessoais são obtidas
Suas informações são fornecidas diretamente pelo seu empregador, a partir do momento que você voluntariamente inicia o seu uso no aplicativo. É possível que nem todos os dados acima previstos estejam sendo efetivamente coletados, pois o seu fornecimento depende do correto preenchimento dos campos no sistema de gestão de pessoas do seu empregador.
Seus dados são tratados no APP Colabore apenas para que você e o seu empregador possam administrar as informações pertinentes à relação de trabalho.
Neste contexto, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as bases legais que permitem o tratamento dessas informações são:
(a) O seu consentimento, que você efetua ao utilizar o APP Colabore, no momento de solicitar o primeiro acesso;
(b) A obrigação contratual que matemos junto ao seu empregador;
Ressaltamos que você pode remover seu consentimento a qualquer momento. Para isso, todavia, é necessário solicitar a exclusão da sua conta diretamente com seu empregador.
Como suas informações pessoais são armazenadas
As informações e os dados inseridos ou coletados através do APP Colabore trafegam de forma criptografada, de modo a garantir a confidencialidade, integridade e segurança, sendo armazenados em nuvem junto à AWS (Amazon Web Service). Suas informações são armazenadas por tempo indeterminado, até que haja solicitação de deleção dos dados, por parte do controlador (empregador). Havendo a necessidade ou obrigação de eliminação, procederemos junto ao servidor da AWS para o apagamento das informações.
Os seus direitos como titular dos dados pessoais
De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, você tem como direitos básicos, dentre outros:
Direito de confirmação
Você tem o direito de requisitar e obter a confirmação acerca da existência de tratamento dos seus dados pessoais.
Direito de acesso
Você tem o direito de solicitar cópias de suas informações pessoais.
As demais requisições sobre seus direitos de titular devem ser pleiteadas junto ao controlador dos dados (empregador).
Lembramos que você não é obrigado a pagar qualquer taxa pelo exercício de seus direitos. Dúvidas ou requisições.
Se você tiver alguma dúvida sobre o tratamento que realizamos de suas informações pessoais, pode fazer uma requisição através dos seguintes canais:
- dpo@fortestecnologia.com.br
Autoridade Nacional de Proteção de Dados
Você também pode reclamar junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados, se não estiver satisfeito com a forma como os seus dados estão sendo tratados. Informações de contato com a ANPD:
Política válida a partir de 08/11/2021